Batalha dos Guararapes

Comissão Especial busca esclarecimentos sobre queda de viaduto em BH

quarta-feira, 15 Abril, 2015 - 00:00

Em julho de 2014, a queda de uma das alças do viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, região Norte da capital, deixou dois mortos e mais de 20 feridos. A tragédia, ocorrida durante a Copa do Mundo, alcançou repercussão global. Em Belo Horizonte, a dor causada pelo desastre deixou a cidade de luto. Para fazer frente ao problema e oferecer à população respostas claras sobre o caso, a Câmara Municipal de Belo Horizonte criou uma Comissão Especial para debater o tema. Composta por cinco vereadores, ela tem como objetivos promover estudos sobre a queda do viaduto, bem como averiguar as providências e ações da Prefeitura de Belo Horizonte para solucionar os impactos gerados pelo caso.

Presidida por Henrique Braga (PSDB), a Comissão Especial é composto ainda pelos membros titulares Professor Ronaldo Gontijo (PPS), Bruno Miranda (PDT), Gilson Reis (PCdoB) e Juninho Paim (PT), que atua como relator.

Instituído por requerimento apresentada por 18 vereadores, em agosto de 2014, o colegiado tem dialogado com representantes do Poder Público e das empresas envolvidas na obra, bem como com moradores do entorno, diretamente afetados pela tragédia, e familiares das vítimas do desastre. Por meio da apresentação de pedidos de informação e da realização de audiência públicas, sempre abertas à participação popular, a Comissão busca alcançar mais esclarecimentos sobre a tragédia e mitigar seus impactos para a cidade e para a vida dos cidadãos.

A proposta é que, ao final dos estudos conduzidos pela comissão, o relatório produzido seja entregue à Câmara e a outras autoridades, como forma de subsidiar a tomada de decisões e o alcance de respostas a respeito da tragédia.

Veja o vídeo completo da reunião.

Acompanhe aqui todos os documentos relacionados à Comissão Especial do Viaduto Guararapes

Saiba como funcionam as Comissões Especiais de Estudo na Câmara de BH