CRISE HÍDRICA

Câmara de BH apresenta plano de ações para economia de água

A crise no abastecimento de água que envolve a região Sudeste do país já alcançou diferentes municípios de Minas Gerais e exige medidas de economia. Preocupada com o risco de faltar água na capital, a Câmara de BH anuncia medidas para redução no consumo. Entre elas, a diminuição da vazão de água nos sanitários; a substituição das mangueiras hidráulicas por panos úmidos para lavagem de paredes, janelas e fachadas; a irrigação escalonada dos jardins e uma campanha interna para mobilização dos funcionários

sexta-feira, 27 Fevereiro, 2015 - 00:00
Câmara de BH anuncia medidas para redução no consumo de água

A crise no abastecimento de água que envolve a região Sudeste do país já alcançou diferentes municípios de Minas Gerais e exige medidas de economia. Preocupada com o risco de faltar água na capital mineira, a Câmara Municipal de Belo Horizonte anuncia medidas para redução no consumo. Entre elas, a diminuição da vazão de água nos sanitários; a substituição das mangueiras hidráulicas por panos úmidos para lavagem de paredes, janelas e fachadas; a irrigação escalonada dos jardins e a realização de uma campanha interna para mobilização dos funcionários, a fim de evitar o desperdício.

“A nossa expectativa é alcançar os 30% de economia propostos pela Copasa e colaborar para a conscientização dos servidores sobre a importância da participação de cada um”, explica o presidente da Casa, vereador Wellington Magalhães (PTN). O parlamentar destaca a atuação dos vereadores no debate público sobre a crise hídrica, lembrando reuniões e audiências públicas realizadas para cobrar esclarecimentos da Copasa e uma série de projetos de lei que tramitam na Casa com foco no enfrentamento do problema. Entre as propostas, medidas de reaproveitamento da água, consumo responsável e benefício fiscal aos empreendimentos sustentáveis.

Medidas de economia

Para reduzir o consumo na sede da Câmara, estão sendo realizadas, inicialmente, revisões em todas as redes de abastecimento de água, torneiras e descargas para identificar possíveis pontos de vazamento; regulagem das boias nas caixas d’água; verificação da vedação nos sistemas de ar condicionado e redução da vazão de água nas copas e nos banheiros.

Entre as ações cotidianas, algumas mudanças começam também a ser implementadas, como a proibição do uso de mangueiras hidráulicas para lavagem de pisos, portas, janelas e vidraças, determinando a limpeza com panos úmidos e produtos químicos convencionais. Na mesma perspectiva, a irrigação dos jardins passa a acontecer em dias alternados e com bicos pulverizadores.

Campanha #eueconomizo

Junto ao plano de economia interna, o Legislativo Municipal desenvolve diferentes ações buscando promover o uso racional da água. Com a hashtag #eueconomizo, a Câmara lançou neste mês uma campanha interna pela redução do consumo e pelo combate ao desperdício de água.

Entre as medidas indicadas ao servidor estão dicas como evitar o acionamento desnecessário da descarga e manter a torneira fechada ao escovar os dentes. Ao cidadão a Câmara de BH também recomenda tomar banhos curtos, priorizar o uso de regadores ao irrigar o jardim e utilizar a vassoura para limpar o quintal e a calçada, evitando o uso da mangueira hidráulica.