ÁGUA

Vereadores visitam sistema de tratamento da Copasa no Rio das Velhas

A companhia garantiu que não há riscos de crise no abastecimento de água

quarta-feira, 17 Dezembro, 2014 - 00:00
Vereadores visitam sistema de tratamento de água da Copasa no Rio das Velhas, em Nova Lima (MG). Foto: Mila Milowski/CMBH

A situação do fornecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) está sob controle, não havendo riscos ao abastecimento da população. A garantia foi dada pelo diretor de Operação da RMBH da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Juarez Amorim, durante visita de vereadores da Capital ao Sistema Rio das Velhas, em Nova Lima (MG), na tarde desta quarta-feira (17/12). Maior sistema de captação e tratamento de água em todo o estado, o Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da população da RMBH.

O diretor afirmou que o sistema passou pelo momento mais crítico no final de outubro, quando a vazão do Rio das Velhas chegou a nove metros cúbicos por segundo, apenas dois metros além do limite de sete metros cúbicos que a Copasa está autorizada a retirar do Rio das Velhas pela Agência Nacional das Águas (ANA). Diante da situação, Amorim explicou que a Companhia precisou buscar o apoio de empresas de mineração que operam no trecho do Rio das Velhas, acima do ponto de captação da Copasa, e que têm barragens para o armazenamento de água destinada à produção de energia elétrica. Porém, de acordo com Nelson Guimarães, superintendente de Produção e Tratamento de Água da RMBH, a medida teve pouco impacto no aumento da vazão do rio, problema que foi solucionado, segundo ele, nas semanas seguintes, com a chegada das primeiras chuvas.

Volume do Rio

No início desta semana, conforme informou o superintendente, a vazão do Rio das Velhas foi de 24,71 m³ por segundo. Esse volume é oito vezes maior que o limite mínimo de três metros cúbicos por segundo que a Copasa é obrigada a manter no Rio das Velhas, para que o leito do rio não seque abaixo do ponto de captação. A empresa explicou, no entanto, que essa vazão oscila muito no período chuvoso, podendo chegar a volumes muito maiores, como o de 60 m³, registrado no último final de semana, quando houve a ocorrência de grande volume de chuvas na cabeceira do Rio, na região de Ouro Preto.

De acordo com Juarez Amorim, para evitar grandes oscilações na vazão durante o período das chuvas, um dos projetos de médio prazo da Copasa para o Rio das Velhas prevê a construção de uma barragem para a retenção de água no trecho acima do ponto de captação de Nova Lima. O projeto ainda está em fase inicial de estudos, podendo ser feito, de acordo com ele, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para uso compartilhado com a estatal responsável pela produção de energia elétrica no Estado.

Além do Rio das Velhas, a Copasa tem outros três sistemas com participação importante no abastecimento da RMBH: Rio Manso, Várzea das Flores e Serra Azul. De acordo com Juarez Amorim, Rio Manso é o que está em melhor situação, estando hoje com 80% de sua capacidade de armazenamento preenchida. Em situação intermediária está Várzea das Flores (cerca de 50% a 60%). O que está em pior situação é Serra Azul, cujo nível de água está hoje em cerca de 30%. Como este é, dos três, o sistema mais vulnerável, e como os três operam interligados, a Copasa está, no momento, operando com um volume de produção menor em Serra Azul (0,4 m³ por segundo) e maior no Rio Manso (4,8 m³ por segundo). A intenção, com isso, é, segundo Juarez Amorim, proteger Serra Azul de forma a permitir que, no período chuvoso, seja possível recuperar o volume de água armazenado.

Visita técnica

A visita técnica ao Sistema Rio das Velhas foi a primeira a ser feita aos sistemas de produção da Copasa na RMBH. Em seguida, serão agendadas visitas aos demais. A verificação in loco foi aprovada pela Presidência da Câmara, no último mês de novembro, depois do recebimento de reclamações por falta d’água em diversos bairros de Belo Horizonte e da existência de informações desencontradas acerca da situação do Sistema Rio das Velhas.

A visita começou com a ida aos pontos de captação, localizados no distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima. Em seguida, os vereadores visitaram a estação de tratamento de água e, por último, conheceram a estação de bombeamento, responsável por fazer com que a água atravesse a Serra do Curral e chegue ao bairro Taquaril, em Belo Horizonte, de onde começa a ser distribuída aos consumidores da Capital e municípios da RMBH.

Participaram da visita técnica o presidente da Câmara, Léo Burguês de Castro (PT do B), e os vereadores Adriano Ventura (PT), Joel Moreira (PTC), Sérgio Fernando (PV), Juninho Paim (PT), Professor Wendel (PSB), Veré da Farmácia (PT do B) e Bispo Fernando (PSB). Para o presidente, a visita foi importante porque deu tranquilidade quanto à situação da captação de água da Copasa no Rio das Velhas.