Câmara Municipal inaugura bicicletário para servidores e visitantes

Equipamento localizado dentro do estacionamento da Casa é coberto e possui vagas para até 20 bicicletas

sexta-feira, 19 Dezembro, 2014 - 00:00
Equipamento visa a incentivar o uso de bicicletas na capital, proporcionando maior segurança aos usuários. Foto: Portal PBH

O uso cotidiano da bicicleta para locomoção de estudantes, trabalhadores e até mesmo autoridades já faz parte do cenário em diversos centros urbanos, no Brasil e no exterior. Consciente da necessidade de se repensar a mobilidade urbana e alinhando-se a essa tendência mundial, a Câmara Municipal de Belo Horizonte inaugura nesta segunda-feira (22/12) o seu bicicletário. O espaço, destinado ao estacionamento de bicicletas, será aberto oficialmente às 11h30 e terá a participação do presidente da Casa, vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB).

O equipamento, instalado dentro do estacionamento da Casa, é coberto e possui vagas para até 20 bicicletas. Disponível para os funcionários e visitantes, o bicicletário terá acesso pela entrada de veículos que fica ao lado da portaria principal, na Avenida dos Andradas.

Ciclista e autor de projetos de lei incentivando o uso da bicicleta por meio da implantação, ampliação e maior segurança das ciclovias da cidade, o vereador Adriano Ventura (PT) ressaltou o pioneirismo da CMBH, primeiro órgão público do município a oferecer um equipamento que proporciona conforto e segurança aos usuários. “Esperamos que a iniciativa da Câmara Municipal sirva de exemplo para outras instituições, públicas e privadas, ajudando a propagar esse meio de transporte que beneficia a mobilidade, o ar e a qualidade de vida da cidade de Belo Horizonte”, ressaltou.

O parlamentar, que pretende participar da inauguração, também elogiou a colaboração dos ciclistas, individualmente ou por meio de grupos organizados, que promovem campanhas e atividades estimulando a adesão ao movimento, que vem crescendo a cada ano.

Alternativa sustentável

Silenciosa e não poluente, a bicicleta tem custo baixíssimo, não produz engarrafamentos e dispensa grandes vagas de estacionamento; além disso, permite a prática de atividade física simultânea ao deslocamento, beneficiando a saúde do usuário. De acordo com os adeptos, mesmo numa cidade de relevo acidentado como Belo Horizonte, a atual tecnologia de marchas permite a circulação com relativa facilidade, o que vem favorecendo o aumento do número de ciclistas na capital.