MEIO AMBIENTE E POLÍTICA URBANA

Seminário vai discutir poluição sonora em Belo Horizonte

A Câmara Municipal, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, vai realizar, no dia 27 de novembro, o Seminário “Poluição Sonora no contexto urbano atual”. O objetivo do evento é desenvolver subsídios para revisar, modernizar e consolidar as normas municipais sobre poluição sonora, adequando-as à atual complexidade da acústica de Belo Horizonte. O Seminário vai acontecer no Plenário Amynthas de Barros, de 8h às 17h30. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o próximo dia 25 pelo portal.

terça-feira, 18 Novembro, 2014 - 00:00
Seminário vai discutir poluição sonora - Foto: Prefeitura de Marabá

Seminário vai discutir poluição sonora - Foto: Prefeitura de Marabá

A Câmara Municipal, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, vai realizar, no dia 27 de novembro, o Seminário “Poluição Sonora no contexto urbano atual”. O objetivo do evento é desenvolver subsídios para revisar, modernizar e consolidar as normas municipais sobre poluição sonora, adequando-as à atual complexidade da acústica de Belo Horizonte. O Seminário, aberto a todos os interessados, vai acontecer no Plenário Amynthas de Barros, de 8h às 17h30. As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 25 de novembro no portal da Câmara Municipal.

Clique aqui para se inscrever!

O autor do requerimento para a realização do Seminário, vereador Leonardo Mattos (PV), pretende, a partir do debate promovido, apresentar emendas ao projeto de lei sobre Uso e Ocupação do Solo, que deve começar a tramitar na Câmara Municipal nos próximos meses. O objetivo do parlamentar é que os níveis de ruído passem a ser limitados não apenas de acordo com o horário da emissão, mas, também, de acordo com a região em que ocorram.

A arquiteta e urbanista Lygia Niemeyer irá focar sua apresentação no mapeamento e na medição de ruídos em ambientes urbanos. Niemeyer, que é mestre em Conforto Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, irá tratar da relação entre o desenho das cidades e os níveis de emissão de ruídos. De acordo com a arquiteta, questões relativas à presença de áreas livres, à pavimentação, ao tamanho e à distribuição das edificações influenciam nos níveis de ruídos em ambientes urbanos. Durante a palestra, ela irá apresentar informações que poderão auxiliar na elaboração de uma nova legislação sobre uso e ocupação do solo na capital, tendo em vista o objetivo de diminuir a poluição sonora.

As políticas públicas de gestão da poluição sonora serão abordadas pelo engenheiro agrônomo e sociólogo Francisco Aurélio Chaves Brito. Ele irá tratar especificamente da prevenção, correção, redução, proteção e controle de ruídos urbanos a partir da experiência de Fortaleza. Durante a palestra, ele irá apresentar o histórico de combate à poluição sonora em Fortaleza e os resultados das políticas públicas desenvolvidas com este objetivo na capital cearense. Entre os parâmetros e tecnologias adotados na cidade, Francisco Aurélio irá destacar o mapa de ruídos desenvolvido em 2006 e que está em fase de atualização. Segundo o sociólogo, que atua na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, o mapa tem sido uma importante ferramenta de apoio no combate à poluição sonora.

O evento vai contar, ainda, com uma mesa de discussão composta pelo poder público e por diversos segmentos da sociedade belo-horizontina interessados em debater o tema da poluição sonora. Esse será o espaço para que representantes de igrejas evangélicas e de setores econômicos como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb) discutam com especialistas e moradores da capital a respeito de possíveis atualizações na legislação municipal sobre poluição sonora.

Confira a programação completa do evento e mais informações.

Superintendência de Comunicação Institucional