CÂMARA MIRIM

Pequenos parlamentares serão diplomados ao final da legislatura

Propostas aprovadas também serão entregues à Comissão de Participação Popular

terça-feira, 18 Novembro, 2014 - 00:00
Propostas aprovadas também serão entregues à Comissão de Participação Popular

Na próxima quarta-feira (19/11), será realizada a 9ª Sessão Solene do Projeto Câmara Mirim, a partir das 13h30 horas, no Plenário Amynthas de Barros. A sessão encerra a 7ª Legislatura da Câmara Mirim, com a diplomação dos pequenos parlamentares, entrega simbólica das proposições aprovadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal e descerramento da foto do presidente mirim de 2013, Samuel José Dornelas Ferreira, na galeria dos presidentes mirins.

Cerca de 400 alunos de dez escolas públicas municipais participam do projeto Câmara Mirim em Belo Horizonte este ano: E.M. CônegoSiqueira, E.M. União Comunitária, E.M. Maria das Neves, E.M. Fernando Dias Costa, E.M. Hugo Pinheiro Soares, E.M. Monsenhor Arthur de Oliveira, E.M. Francisco Magalhães Gomes, E.M. Professor Mário Werneck, E.M. Anne Frank e E.M. Dora Tomith Leander.

Etapas do projeto

Em fevereiro de 2014, os alunos foram eleitos em suas respectivas escolas, por meio de urna eletrônica. Em março, tomaram posse, em sessão solene na Câmara Municipal. De abril a agosto, os vereadores mirins tiveram aulas sobre conteúdo legislativo e assistiram a palestras sobre temas relevantes para a cidade. No mês de agosto, elegeram a Mesa Mirim e apresentaram seus projetos. Em setembro e outubro, os pequenos parlamentares realizaram plenárias para a discussão e votação das proposições apresentadas. No mês de novembro, encerrando a legislatura, serão diplomados e farão a entrega das propostas aprovadas à Comissão de Participação Popular da CMBH, em sessão solene.

Na solenidade, comporão a Mesa o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB), o presidente da Comissão de Participação Popular, vereador Gilson Reis (PCdoB), o secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, e o diretor executivo da Escola Judiciária do TRE-MG, juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga.