SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Em foco diálogo das instituições com a sociedade

Palestra vai abordar os sentidos do conceito de Comunicação Pública

segunda-feira, 27 Outubro, 2014 - 00:00
Palestra vai abordar os sentidos do conceito de Comunicação Pública

A Comunicação Pública vai ser tema de Seminário a realizado pela Câmara, no próximo dia 30 de outubro. Em pauta, conceitos e estratégias para dinamizar o diálogo entre a sociedade e as instituições públicas. A primeira das quatro palestras programadas vai discutir os sentidos do conceito de comunicação pública e abordar a configuração de cenas de dissenso nas organizações. Os temas vão ser tratados pela professora Ângela Cristina Salgueiro Marques, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociabilidade da UFMG.

Em artigo sobre o assunto, a pesquisadora defende que a comunicação pública seja tratada como uma ferramenta cívica, capaz de restabelecer uma proximidade real entre a municipalidade e os cidadãos. Nessa lógica, afirma, a comunicação pública “não pode se restringir à persuasão estratégica ou ao fluxo de mensagens institucionais”. Ela deve ser tomada, antes disso, “como um processo de diálogo, negociação e tomada de decisões que se desenvolve em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade”, completa a professora. Fazer comunicação pública, nesse sentido, é investir em realizações de mão-dupla, nas quais o “poder de dizer”, que cabe às instituições públicas, articula-se ao interesse em ouvir o cidadão, percebido como agente moralmente capaz de discutir e participar da definição dos rumos da cidade.

Sobre a palestrante

Ângela Cristina Salgueiro Marques é professora do departamento de Comunicação Social da UFMG, onde se graduou e concluiu o doutorado. Realizou ainda pós-doutorado na Université Stendhal, em Grenoble, na França. É organizadora dos livros “A deliberação pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas: textos fundamentais” e “Comunicação e política: capital social, reconhecimento e deliberação pública”, esse último organizado em conjunto com Heloiza Matos. As políticas públicas, a deliberação, e as interfaces em políticas, estética, comunicação e cidadania estão entre seus interesses de pesquisa.

Clique aqui para fazer sua inscrição até 28 de outubro (terça-feira) e saber mais sobre o I Seminário de Comunicação Pública da Câmara. O evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, ocorre no próximo dia 30, entre 8h30 e 16h, no Plenário Amynthas de Barros, da Câmara de BH.