Orçamento Público

Definidas audiências públicas e prazo para emendas à LOA e ao PPAG

Cidadãos podem interferir na destinação dos recursos para os próximos anos. Conheça as formas de participação

terça-feira, 14 Outubro, 2014 - 00:00
Cidadãos podem interferir na destinação dos recursos para os próximos anos. Conheça as formas de participação

Cidadãos podem interferir na destinação dos recursos para os próximos anos. Conheça as formas de participação

Com o objetivo de garantir a participação popular nos processos de discussão e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015 e da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental 2014/2017, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas definiu, em reunião ordinária nesta terça-feira (14/10), a realização de três audiências públicas e o prazo para apresentação de sugestões da sociedade civil aos projetos orçamentários.

A audiência pública em que será debatida a LOA 2015 foi agendada para o dia 27 de outubro, às 19h, no Plenário Amynthas de Barros. Já as discussões referentes ao PPAG 2014/2017 foram divididas em duas datas de modo a ampliar a participação popular. No dia 30 de outubro, às 19h, no Plenário Amynthas de Barros, acontecerá a audiência pública destinada ao debate das políticas sociais. Já no dia 3 de novembro, às 19h, no Plenário Helvécio Arantes, será a vez de se discutir as políticas urbanas previstas no PPAG.

O prazo para apresentação de sugestões populares ao PPAG e à LOA terá início no dia 30 de outubro, estendendo-se até o dia 4 de novembro. Todos têm o direito de apresentar sugestões de emendas, exceto pessoas físicas, entidades ou órgãos dos poderes do município de Belo Horizonte. A restrição cumpre o objetivo de incentivar a ampla participação popular, impedindo que agentes públicos se apropriem desse instrumento participativo, que é voltado à sociedade civil.

Já o prazo para os vereadores apresentarem emendas à LOA e ao PPAG terá início assim que os projetos forem formalmente recebidos pelo presidente da Câmara, o que ainda não ocorreu. A partir dessa data, os parlamentares terão dez dias para a apresentação de emendas.

Saiba mais sobre o orçamento público

O que é o Orçamento Público? Qual a relação entre a Lei do Orçamento Anual (LOA 2015) e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2014-2017)? Dúvidas como essas são bastante comuns entre os cidadãos.

Para esclarecer dúvidas referentes à natureza dos projetos orçamentários, o portal da Câmara oferece uma seção especial, onde a população irá encontrar explicações sobre orçamento público, quais são as etapas de tramitação e os mecanismos de participação popular nesse processo. Também estão disponíveis os arquivos dos projetos, emendas e pareceres na íntegra para baixar. Na coluna da direita, o usuário tem acesso rápido a esses documentos, assim como ao cronograma completo e agenda diária da tramitação dos projetos, incluindo prazos, reuniões e audiências públicas. Para saber mais acesse aqui.

Prestação de contas

Na mesma reunião, a comissão também definiu datas para as prestações de contas refetentes ao segundo quadrimestre de 2014. A Câmara Municipal vai apresentar seus números no dia 21 de outubro, às 13h. Já a prestação de contas da Prefeitura, deve acontecer no dia 23 de outubro, no mesmo horário. Ambas foram agendadas para o Plenário Amynthas de Barros, que comporta até 420 pessoas.

Superintendência de Comunicação Institucional