TV CÂMARA

Consumismo na infância e mobilidade em BH são os temas da semana

Programas Câmara Entrevista e Câmara Debate estreiam respectivamente nesta sexta (3/10) e quinta-feira (2/10), no Canal 11

quarta-feira, 1 Outubro, 2014 - 00:00
Programas da semana abordam consumismo na infância e os planos da BHTrans para melhorar mobilidade em BH

‘Pai, compra isso!’ ‘Mãe, quero aquilo!’ Qualquer um que tenha filhos, sobrinhos ou apenas observe o comportamento de crianças em shoppings ou supermercados conhece a insistência dos pequenos e seu poder de influenciar a família em decisões de compra. Como enfrentar a pressão da publicidade e preparar a criança para o consumo consciente? Estar preso em engarrafamentos também é uma experiência comum aos habitantes das grandes cidades. Como atrair a população para o transporte coletivo e quais os planos da Prefeitura de BH para enfrentar o problema? Esses são os temas dos programas Câmara Debate e Câmara Entrevista desta semana, que estreiam respectivamente nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/10), às 18h, no canal 11 a cabo (Net e Oi TV).

Inundadas por imagens de produtos alimentícios ilustrados por seus personagens prediletos, brinquedos de todos os preços, roupas e tênis da moda, jogos eletrônicos e até mesmo tablets e celulares, as crianças são estimuladas ao consumo cada vez mais cedo. Especialmente em datas como o Dia das Crianças e o Natal, quando a publicidade de produtos voltados ao público infantil animam as telas de TVs e computadores nas lojas, ruas e lares, os pais e as escolas que tentam trabalhar a educação financeira dos pequenos têm de enfrentar desejos e exigências despertados pelas seduções de um mercado que movimenta cerca de R$ 7,5 bilhões por ano no Brasil.

Qual a influência que a publicidade e o consumismo exercem sobre as crianças? O que os pais devem fazer em caso de excessos de pedidos? Como prepará-las para o consumo consciente? Estas e outras questões são abordadas no programa Câmara Entrevista desta semana, com a participação da jornalista e coordenadora Movimento Consciência e Consumo, Desirée Ruas; a psicopedagoga clínica eprofessora da rede municipalIlayáli  Bambirra; e o professor de Marketing no Curso de Publicidade da PUCMinas, José Coelho de Andrade Albino.

O Câmara Entrevista estreia nesta sexta-feira, às 18h, com reprises no domingo, segunda e quarta-feira no mesmo horário e no sábado, terça e quinta-feira às 6h30.

Plano de Mobilidade

Em Belo Horizonte, assim como nas grandes cidades do país, ir para o trabalho, voltar para casa e se deslocar de um ponto a outro tomam cada vez mais tempo e causam mais transtornos e estresse a quem mora ou trabalha na capital. Em determinados horários, os congestionamentos são tão grandes que temos a impressão de que a cidade vai parar. Na busca de enfrentar os problemas gerados por uma frota que já atinge 1,6 milhão de carros e recebe mais de 200 novos veículos por dia, a BHTrans elaborou o PlanMob, plano diretor de mobilidade urbana.

Desenvolvido durante sete anos, o estudo levou em consideração as diversas alternativas de transporte, incluindo os não motorizados, e também o fluxo de pessoas oriundas da região metropolitana. O principal objetivo do plano é tornar o transporte coletivo mais atrativo, para fazer frente ao individual. Para discutir odiagnóstico e as ações do PlanMob, o Câmara Debate desta semana reúne o coordenador de políticas de sustentabilidade daBHTrans, Marcelo Cintra; o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da OAB-MG, Geraldo Luis Spagno Guimarães; o arquiteto e professor da UFMG, Roberto Andrés; e o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, vereador Silvinho Rezende (PT).

O Câmara Debate estreia nesta quinta-feira (2/10) às 18h e é reprisado no sábado e na terça-feira no mesmo horário e no domingo, segunda, quarta e sexta-feira às 6h30.