ENCERRAMENTO REGIONAL

Parlamento Jovem seleciona propostas para fase estadual

Estudantes da capital, Betim e Contagem se reuniram na Câmara de BH

segunda-feira, 15 Setembro, 2014 - 00:00
Parlamento Jovem

Estudantes da capital, Betim e Contagem se reuniram na Câmara de BH nesta segunda feira (15/9) para selecionar seis propostas de sua autoria a serem votadas na plenária estadual do Parlamento Jovem, projeto de formação política que empodera os jovens, tornando-os sujeitos ativos no processo de discussão e tomada de decisão coletiva. Durante a plenária, estudantes dos três municípios apreciaram 17 propostas que visam fomentar o protagonismo social e político do idoso, a convivência intergeracional e o direito ao envelhecimento com qualidade de vida. As propostas selecionadas na etapa regional podem vir a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tornando-se leis válidas para todos os mineiros.

O estudante Gabriel Amorim, de 15 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual José da Silva Couto, em Contagem, entendeu a importância da participação política ao integrar o Parlamento Jovem. Durante uma das palestras do projeto, ele ouviu de um dos monitores que quem não gosta de política é governado por quem gosta. A frase impactou o estudante, que não pretende limitar sua participação política a atual edição do Parlamento Jovem. Gabriel já está inscrito para concorrer a uma das vagas do Jovem Senador, projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciar o trabalho do Senado.

Colega de Gabriel na Escola Estadual José da Silva Couto, Juan Oliveira, explicou que sua escola propôs quatro das 17 propostas apreciadas na plenária regional. Entre elas, Juan destaca a criação das Unidades de Atendimento ao Idoso (UAI), que deverão oferecer serviços nas áreas de educação, saúde e cultura, como cursos de alfabetização e distribuição de medicamentos. A proposta foi uma das seis escolhidas para tramitar na fase estadual do programa, na Assembleia Legislativa, ao lado de propostas oriundas de outros 26 municípios.

Juan Oliveira conta que além de vivenciar a atividade política ao fazer uso dos mecanismos de participação à disposição da sociedade, o Parlamento Jovem também fez com que ele pesquisasse sobre a situação do idoso e o papel do Estado em garantir-lhes direitos. “Antes do projeto eu não pensava sobre isso”, explica.

Gabriel Amorim explica que a proposta tem o objetivo de colocar em prática os direitos previstos nos artigos 20 e 21 do Estatuto do Idoso, que asseguram às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos o acesso à educação, cultura, esporte, lazer, diversões, entre outros produtos e serviços que respeitem as condições pertinentes a esta faixa-etária.

A assistente técnica de educação básico-financeiro da Escola Estadual José da Silva Couto, Patrícia de Aguiar Moreira, conta que a participação da instituição de ensino no Parlamento Jovem incentiva os estudantes a buscarem informações sobre política e cidadania. Segundo ela, mesmo aqueles que não participam do programa ficam curiosos sobre as atividades desenvolvidas na Câmara Municipal e muitos já estão interessados em fazer parte da iniciativa na próxima edição do programa, no ano que vem.

Projeto

Criado em 2004, o Parlamento Jovem é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas. Desde 2009, o programa passou a contar com a parceria de câmaras municipais e com a monitoria de alunos de graduação da PUC Minas, que auxiliam os jovens na formulação de propostas legislativas.

Assista aqui à plenária na íntegra.