SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Câmara tem muito a apresentar na Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Tramitam na Câmara Municipal 59 projetos de lei de autoria de vereadores que dispõem sobre diversos aspectos da mobilidade urbana. Há PLs que tratam da educação para o trânsito, da prioridade à circulação de pedestres, da instalação de ciclovias e da identificação de áreas que apresentem perigos ao tráfego de pedestres e motoristas. A Câmara também aprovou em 2012, a Lei 1047, que instituiu o Estatuto do Pedestre.

quarta-feira, 17 Setembro, 2014 - 00:00
Semana Nacional do Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano traz o tema“Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a escolha do tema faz alusão à necessidade de a legislação priorizar a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores. Atentos para o papel que a Câmara Municipal deve desempenhar na redução dos acidentes de trânsito, os vereadores de Belo Horizonte vem mobilizando esforços para aprimorar a legislação da capital. Atualmente, tramitam na Casa 59 projetos de lei de autoria de vereadores que dispõem sobre diversos aspectos da mobilidade urbana. Há PLs que tratam da educação para o trânsito, da prioridade à circulação de pedestres, da instalação de ciclovias e da identificação de áreas que apresentem perigos ao tráfego de pedestres e motoristas. A Câmara também aprovou em 2012, a Lei 10407, originada no Legislativo, que instituiu o Estatuto do Pedestre.

O Estatuto apresenta os direitos e deveres do pedestre, garantindo que será concedida ao transeunte a prioridade no planejamento da paisagem, do mobiliário e do tráfego urbanos. A Lei também assegura a existência de sistemas contínuos de circulação a pé ou em cadeira de rodas, bem como a criação de zonas amplas para circulação exclusiva de pedestres.

Outra iniciativa do Legislativo que visa garantir prioridade à circulação segura dos transeuntes é o PL 565/13, que cria o Programa Progressivo de Travessia Preferencial de Pedestres nas ruas e vias da capital. O projeto tem entre seus objetivos ampliar o número de faixas preferenciais para transeuntes, garantindo a instalação de sinalização adequada e a promoção de campanhas educativas sobre respeito ao pedestre. O PL, que tramitou por quatro comissões da Câmara, encontra-se concluso para apreciação em plenário em 1º turno. Para que seja encaminhado à análise do prefeito, o projeto precisa do voto favorável de 21 vereadores em dois turnos.

Já o PL 629/13 quer obrigar o Executivo a colocar placas alertando pedestres e motoristas sobre os perigos de locais identificados como áreas de altos índices de atropelamentos e acidentes de trânsito. O projeto garante a participação popular, ao assegurar que os locais que receberão as placas possam vir a ser definidos pela sociedade, mediante a apresentação de abaixo-assinados, dados estatísticos ou matérias jornalísticas que comprovem ao poder público a necessidade da referida sinalização. O PL, que tramitou por quatro comissões da Câmara, encontra-se concluso para apreciação em plenário em 1º turno. Para que seja encaminhado à análise do prefeito, o projeto precisa do voto favorável da maioria dos vereadores presentes em plenário em dois turnos.

Criar ciclovias nas principais avenidas da cidade é a contribuição do PL 705/13 para a melhora do trânsito na capital. O projeto determina que as faixas de trânsito para circulação preferencial de bicicletas deverão ser instaladas nos eixos Leste-Oeste/Barreiro, Norte-Sul e Pampulha-Centro. O PL também obriga o poder público municipal a construir estacionamentos e equipamentos adequados à guarda das bicicletas no roteiro das ciclovias. O PL, que tramitou por quatro comissões da Câmara, encontra-se concluso para apreciação em plenário em 1º turno. Para que seja encaminhado à análise do prefeito, o projeto precisa do voto favorável de 21 vereadores em dois turnos.

Superintendência de Comunicação Intitucional