Comissão de Meio Ambiente discutirá retirada de fícus

Movimento cobra resposta da Prefeitura sobre árvores doentes na Avenida Bernardo Monteiro

quinta-feira, 21 Agosto, 2014 - 00:00
Comissão de Meio Ambiente discutirá retirada de fícus

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana discutirá a situação do desflorestamento das árvores do gênero “fícus” nas avenidas Bernardo Monteiro (bairro Funcionários, região Centro-sul) e Barbacena (bairro Barro Preto, região Centro-sul); e na Praça da Boa Viagem (bairro Centro). A audiência será na próxima segunda-feira (25/8), às 13h, no Plenário Camil Caram, e foi pedida pelo vereador Pedro Patrus (PT).

Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em março de 2013 citou a infestação, por mosca-branca-do-fícus (Singhiella sp.), de fícus da Avenida Bernardo Monteiro com consequente “intervenção de poda para retirada de galhos secos, que apresentavam risco de queda, e para a redução do nível de infestação da mosca-branca”,  indicando, ainda, a supressão de quatro árvores consideradas como mortas. Também foi citada no relatório a presença da praga nos fícus da Avenida Barbacena.

A subtração dos fícus nas áreas citadas, segundo Patrus, compromete a vida urbana e os seguintes conjuntos tombados: Avenida Alfredo Balena, Avenida Carandaí e adjacências, Praça Hugo Werneck e adjacências. Também será discutida a ausência de planejamento, manutenção e tratamento de árvores, em especial dos fícus doentes, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura; a proposta do Movimento Fica Fícus para a recuperação e manutenção das alamedas citadas; e a repercussão urbana e o impacto, no meio ambiente e na paisagem, da possível construção do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, com vistas a atender à integração metropolitana com o sistema BRT – na mesma região das árvores.

Segundo informações do gabinete do vereador, a audiência foi pedida pelo Movimento Fica Fícus. Em 11/4/2013 foi realizada uma audiência, pela mesma comissão, sobre o os riscos da doença que atacava os fícus e o impacto ambiental de retirada das árvores, mas a Prefeitura ainda não deu respostas claras. A informação de que será construído um terminal do Move na Avenida Bernardo Monteiro também deverá ser confirmada na reunião.

Foram convidados representantes das secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos; conselhos municipais do Meio Ambiente (Comam) e de Política Urbana (Compur); Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans); Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; Ouvidoria Ambiental de Minas Gerais; Gerência de Gestão Ambiental; Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente; Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul; Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Universidade Federal de Ouro Preto; Universidade Estadual de Feira de Santana; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e Polícia Militar de Minas Gerais.