TV CÂMARA

Tombamentos em Santa Tereza serão tema do Câmara Debate

No Câmara Entrevista, o destaque será a rotulagem de alimentos alergênicos

quarta-feira, 9 Julho, 2014 - 00:00
TV CÂMARA

A TV Câmara vai apresentar duas edições inéditas nesta semana. O Câmara Debate, que estreia nesta quinta-feira (10/7), às 18 horas, vai discutir o possível tombamento do Bairro de Santa Tereza, na região Leste da capital. Já o Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta-feira (11/7), às 18 horas, vai debater a regulamentação da rotulagem de alimentos alergênicos no Brasil. Você poderá assistir os programas pela TV por assinatura, canal 11.

Os convidados do Câmara Debate vão analisar a possibilidade de o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município aprovar o tombamento de cerca de 120 imóveis localizados no Bairro de Santa Tereza. Atualmente, a Fundação Municipal de Cultura realiza uma espécie de inventário dos imóveis de interesse histórico, arquitetônico e urbanístico que poderão vir a ser tombados pelo Conselho. Apesar de imóveis tombados terem isenção do IPTU, poderem solicitar recursos para restaurações e vender o direito de construir para outro ponto da cidade, alguns moradores temem as restrições a futuras modificações arquitetônicas e a perda de valor de mercado. Para discutir o tema foram convidados, dentre outros, o diretor de Patrimônio do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Minas Gerais (Iab-Mg), André Veloso; a arquiteta e urbanista, membro do Movimento Salve Santa Tereza, Karine Gonçalves Carneiro; e a historiadora da Diretoria de Patrimônio Cultural Da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Françoise Jean De Souza.

Esta edição do Câmara Debate fica na grade de programação da TV Câmara até 16 de julho, com reprises na segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, terça-feira, às 18h, sábado, às 17h30, e domingo às 7h.

Câmara Entrevista

Alguns ingredientes como soja, ovo, leite e amendoim podem causar alergias, provocar reações na pele e até levar à morte. Em fevereiro deste ano, mães de crianças com alergia alimentariniciaram nas redes sociais uma campanhapedindo que as empresas destaquema presença destes produtos nos rótulos dos alimentos. O movimento, que ganhou o nome de Põe no Rótulo, sensibilizou a sociedade e o primeiro passo foi dado: a Anvisa abriu uma consulta pública no dia 16 de junho para regulamentar a rotulagem de alimentos alergênicos no Brasil.

Para discutir o tema, o Câmara Entrevista vai receber uma das colaboradoras do Movimento Põe no Rótulo, Cynthia Araújo; a superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Maria Goretti Martins de Mello; a alergista Ingrid Pimentel Cunha; e a advogada do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais, Gabriella Vieira.

Esta edição do programa fica na grade de programação da TV Câmara até o dia 17 de julho, com reprises na terça e quinta-feira, às 6h30, segunda e quarta-feira, às 18h, sábado, às 7h30, e domingo, às 17h.