EDUCAÇÃO

Comissão aprova visita técnica para avaliar possível sede do Instituto Federal em BH

Colegiado quer se certificar de que unidade no Barreiro, indicada para receber campus Instituto Federal, tem infraestrutura adequada

quarta-feira, 15 Maio, 2024 - 12:00
Imagem das vereadoreas Professora Marli (PP) e Cida Falabella (Psol) em reunião no Plenário Camil Caram

Foto: Tatiana Francisca /CMBH

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou, nesta quarta-feira (15/5), realização de visita técnica no dia 20 de maio, às 10h, para averiguar se a antiga sede da Associação dos dos Empregados da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) tem condições de receber o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O local que teria sido indicado pela Prefeitura para a instalação do novo campus do IFMG fica na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, 567, Bairro Milionários, Barreiro. O objetivo é verificar se a unidade tem condições de receber espaço para salas de aula, de socialização, laboratórios, cantina, banheiros, bebedouros e demais instalações para garantir a segurança e o conforto dos possíveis alunos e dos trabalhadores da educação. Na reunião, teve parecer favorável o Projeto de Lei 821/2023, que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. A proposição, assinada por Sérgio Fernando de Pinho Tavares (MDB), é uma estratégia para a integração e articulação das áreas de educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental no âmbito do Município. 

pedido de Iza Lourença (Psol), a visita vai avaliar se o local tem um espaço adequado para receber os 4 mil alunos previstos nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que poderão ser ofertados na instituição. A decisão final sobre o endereço do novo campus é do governo federal, cabendo à PBH a cessão de terreno. O instituto possui campus em 18 municípios mineiros e é integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores, todos gratuitos.

Serão convidados para acompanhar os trabalhos o reitor do UFMG, Rafael Teixeira Bastos; os secretários municipais de Comunicação e de  Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Lamac e André Reis, respectivamente; além do coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Oscar Augusto Duval da Silva; e do Movimento pelo Instituto Federal no Barreiro Já!

Saúde mental nas escolas

Tramitando em 1º turno, o PL 821/2023 busca promover a intersetorialidade entre a área da educação e da saúde, por meio de ações que garantam a conscientização da importância da saúde mental no âmbito do Município. Autor da proposição, Sérgio Fernando afirmou que o dispositivo tem como objetivo sensibilizar a sociedade, bem como, promover a disseminação de informações, recursos e cuidados relativos à saúde mental, com foco especial na escola. “Os transtornos mentais não só afetam a capacidade da população, mas também são acompanhados por estigma, discriminação e violações de direitos humanos, inclusive em locais que criminalizam tentativas de suicídio. Os mais desfavorecidos enfrentam maior risco de problemas de saúde mental e têm menos acesso a serviços adequados”, justificou.  

Em sua relatoria, Flavia Borja (DC) afirmou que a proposição atua diretamente na necessidade de intervenção preventiva ao exigir que os profissionais pedagógicos ou funcionários da escola informem imediatamente aos pais e/ou responsáveis legais sobre mudanças bruscas e significativas no comportamento da criança, do adolescente e do jovem, e ao notificar o Ministério Público e ao Conselho Tutelar local quando identificar sinais de agressão física. O texto segue agora para a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas antes de poder ser apreciado em Plenário, em 1º turno.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para discutir sobre o passe livre estudantil (Auxílio de Transporte Escolar) -  Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.