AUDIÊNCIA PÚBLICA

Obras de contenção de cheias na sub-bacia do Córrego Lareira em pauta

Comissão solicita informações sobre obras no trecho entre a Rua Bernardino Oliveira Pena e Rua Maria Antonina Alves, em Venda Nova

quarta-feira, 27 Março, 2024 - 18:30
Rua urbanizada com placa de obra no córrego Lareira, à direita.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

As obras e serviços de tratamento de fundo de vale e contenção de cheias da Bacia Hidrográfica do Nado, com o foco na sub-bacia do Córrego Lareira, no trecho compreendido entre a Rua Bernardino Oliveira Pena e Rua Maria Antonina Alves, no Bairro São João Batista, em Venda Nova, serão tema de audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, na segunda-feira (1º/4), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Loíde Gonçalves (Pode), o evento visa obter informações completas sobre os projetos e o atual estado das obras citadas. A reunião terá transmissão ao vivo pelo canal da CMBH no Youtube, e é aberta à participação do público, que pode enviar perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário já disponível.

A assessoria da parlamentar informou que os moradores das proximidades do Córrego Lareira reclamaram da negligência observada na obra em andamento. Apesar de a Prefeitura declarar, em resposta a pedido de informação, que a obra relacionada ao contrato DJ-037/2023 teve seu principal escopo concluído dentro do prazo estabelecido, ainda falta finalizar serviços como instalação de gradis, plantio de grama e recapeamento. O gabinete acrescenta que os moradores relatam que a obra permanece parada e há indícios de que o prazo de execução não foi cumprido, citando problemas como presença de vegetação densa, encanamento danificado e obstrução de curso d´água. A população local também testemunhou vazamentos de esgoto evidentes devido ao trabalho de máquinas, confirmado pela Copasa, sem que fossem feitas ações para a resolução do problema.  

Foram convidados para a audiência os secretários municipais de Governo, Castellar Modesto Guimarães Neto, de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros, e o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique de Castilho Marques de Sousa. Também estão previstas as presenças dos diretores-presidentes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, do diretor Diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Ricardo de Miranda Aroeira, e do coordenador do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Carlos Eduardo Ferreira Pinto.  

Superintendência de Comunicação Institucional