PREVENÇÃO DE ENCHENTES

Vereadores cobram melhorias na limpeza de bacia de contenção no Barreiro

Outra demanda é a agilização de obras em córregos que provocam inundações

terça-feira, 28 Março, 2017 - 19:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana foi ao Bairro Tirol, Regional Barreiro, nesta terça-feira (28/3). Os parlamentares realizaram visita técnica para averiguar denúncias de moradores a respeitos de falhas na manutenção e na limpeza da bacia de contenção do Córrego Olaria/Jatobá. No local, encontram mato alto e lixo no leito do curso d’água. Requerente da atividade, o vereadro Juliano Lopes (PTC) cobrou melhorias no cuidado com a área. Como encaminhamento, o parlamentar afirmou que vai solicitar o contrato do manutenção da bacia, no intuito de conhecer em detalhes as obrigações da empresa licitada e fiscalizar a execução dos serviços.

A construção da Bacia de Contenção do Córrego Olaria/Jatobá foi um obra estruturante, importante para combater as enchentes que causavam sérios transtornos para a população do Bairro Tirol e imediações. Apesar dos benefícios reconhecidos pela própria comunidade, a manutenção e a limpeza do espaço ainda deixam a desejar. Falta capina e o acúmulo de lixo e de água parada preocupa quem vive no entorno em função do risco de doenças, como a dengue, a zika e a chikungunia.

Para resolver o problema, o vereador Juliano Lopes afirmou que vai apresentar à Comissão de Administração Pública um requerimento solicitando detalhes sobre o contrato e as obrigações da empresa responsável por cuidar do local. “Com acúmulo de mato e sujeira cresce o risco de proliferação de pragas e de animais peçonhentos”, destacou o parlamentar. O objetivo é que, de posse do contrato, o vereador e as comissões da Câmara de BH possam acompanhar o cronograma e a execução das intervenções previstas.

Novas obras contra enchentes

Se no caso da bacia da contenção localizada no Bairro Tirol o problema diz respeito à limpeza, em outros pontos do Barreiro obras ainda precisam ser realizadas para diminuir os riscos de enchentes. Membro suplente da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, o vereador Wesley Autoescola (PHS) afirmou que em reuniões com a Secretaria Municipal de Governo tem cobrado, dentre outras melhorias, intervenções para mitigar os estragos causados pela chuva. O parlamentar defendeu a realização de intervenções para prevenção de enchentes em outras partes do Barreiro, como as imediações da Via do Minério, o bairro das Indústrias e o Túnel Clube de Ibirité, onde fica o Córrego Camarões - objeto de visita técnica na semana passada.  

O vereador Pedrão do Depósito (PPS) fez coro à proposta de intensificação das obras. De acordo com o parlamentar o fim dos problemas causados pela chuva é uma demanda antiga da comunidade, expressa muitas vezes em reivindicações de obras por meio do Orçamento Participativo. Conforme discutido em audiência pública realizada pela Câmara na última quarta-feira, em decorrência de compromissos assumidos em gestões anteriores, a prefeitura conta atualmente com passivo de cerca de R$ 1 bilhão em obras não realizadas, apesar de aprovadas no programa. Para fazer frente ao problema, Pedrão do Depósito protocolou na Câmara, em conjunto com mais 13 vereadores, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica 1/17, que determina, dentre outras mudanças, que os investimentos aprovados pelo Orçamento Participativo terão execução obrigatória e precedência na alocação de recursos orçamentários sobre novos investimentos.  

Superintendência de Comunicação Institucional