SAÚDE E SANEAMENTO

Cronograma de visitas às unidades de saúde prioriza a Noroeste

Pedreira Prado Lopes, Lagoinha, São Cristóvão, Bom Jesus e Ermelinda serão os próximos espaços vistoriados, após Venda Nova

quarta-feira, 29 Março, 2017 - 18:45
Comissão de Saúde e Saneamento

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Com início na próxima semana, cronograma de visitas técnicas da Comissão de Saúde e Saneamento às unidades de saúde da capital busca concentrar as atividades e aproveitar melhor o tempo. Ainda nos primeiros dias de abril, o colegiado deve visitar a Região de Venda Nova e diferentes bairros da Regional Noroeste. As prioridades foram definidas em reunião ordinária, na tarde desta quarta-feira (29/3), quando foram apreciados 11 requerimentos de audiências, visitas e informações, além de quatro projetos de lei em tramitação na Casa. Entre os temas, inspeção de frigoríficos na capital e disponibilização de desfibrilador nas UPAs. Confira aqui a pauta completa e o resultado da reunião.

Diante das constantes denúncias de usuários do Sistema Único de Saúde, os vereadores da capital estão elaborando um cronograma de visitas às unidades que os permita verificar a capacidade das estruturas físicas, a qualidade no atendimento e a quantidade de servidores disponíveis em relação às reais demandas de cada comunidade. Já aprovadas anteriormente, sem datas e horários, as visitas começam a ser organizadas em um cronograma acordado entre os vereadores.

Com visitas previstas para a região de Venda Nova na próxima terça-feira (4/4), a comissão segue com agenda cheia durante a semana. Na quinta-feira (6/4), os parlamentares visitarão o Centro Médico Pampulha (Bairro São Cristóvão), às 9h, e o Hospital Odilon Behrens (Bairro Lagoinha), a partir das 10h. Já no dia seguinte (sexta-feira, 7/4), a comissão fará um percurso pelos Centros de Saúde Bom Jesus (9h), Ermelinda (10h) e Pedreira Prado Lopes (11h). As visitas foram aprovadas a partir de requerimento do vereador Catatau da Itatiaia (PSDC).

Carne fraca

Tema em destaque em todo o país, em razão da operação deflagrada pela Polícia Federal no último dia 17, a qualidade das carnes comercializadas no Brasil tem preocupado os parlamentares. Na reunião desta tarde, a Comissão de Saúde e Saneamento deliberou pelo envio de pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde, cobrando esclarecimentos sobre a fiscalização e inspeção nos frigoríficos da capital. Por requerimento da vereadora Nely (PMN), o órgão deverá responder sobre a regularidade das inspeções e a transparência no resultado dessas fiscalizações para que o consumidor tenha acesso.

Urgência

Em atenção às situações de extrema urgência que ocorrem nas unidades de saúde em Belo Horizonte, a comissão emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 64/17, de autoria da vereadora Marilda Portela (PRB), que torna obrigatória a disponibilização de um desfibrilador cardíaco em todos os centros de saúde, centros de especialidades médicas e UPAs da capital.

Participaram da reunião os vereadores, membros titulares, Catatau da Itatiaia (PSDC), Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) e Flávio dos Santos (PTN). Esteve presente também o vereador Pedro Patrus (PT).

[flickr-photoset:id=72157680246419060,size=s]