SAÚDE E SANEAMENTO

Denúncias sobre desperdício de vacinas alertam vereadores

Comissão convocará o secretário municipal de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o tema

quarta-feira, 22 Fevereiro, 2017 - 18:30
Comissão de Saúde e Saneamento. Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Conforme denunciado pela mídia local nos últimos dias, a Polícia Militar (MG) encontrou cerca de 50 caixas de vacinas contra Febre Amarela, HPV e outras doenças descartadas em lixeiras e lotes vagos na capital. Preocupada com o aparente desperdício de materiais e dos recursos públicos, a Comissão de Saúde e Saneamento convocará o secretário municipal de Saúde a prestar esclarecimentos sobre o tema no próximo dia 8 de março, às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. A medida foi aprovada em reunião ordinária da comissão na tarde desta quarta-feira (22/2). Foram aprovadas ainda visitas técnicas a diversos centros de saúde, hospitais e outras unidades de saúde para verificação das estruturas de atendimento. Projeto de lei que incentiva microcervejarias recebeu parecer favorável.

“É lamentável uma situação como essa. As farmácias dos centros de saúde não têm medicamentos e, enquanto isso, a gente joga remédios no lixo”, pontuou o vereador Flávio dos Santos (PTN), autor do requerimento que solicita ao secretário de Saúde informações sobre as vacinas encontradas em ruas e lotes vagos do Bairro Nazaré, Região Nordeste da capital. O parlamentar explica que a comissão deliberou pela convocação do secretário para apresentar as informações, pessoalmente, em razão da gravidade das denúncias. “Vamos cobrar. É nossa posição e nossa obrigação”, concluiu.

Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) destacou a importância de ter um sistema de gerenciamento no SUS que permita o controle de estoques e o rastreamento dos materiais, insumos e medicamentos, em caso de suspeita de extravios ou descartes irregulares, como sugerem as denúncias dos últimos dias.

Visitas técnicas

Incluídos na pauta durante a reunião, outros 10 requerimentos foram somados aos dois já constantes, prevendo visitas técnicas a diferentes unidades de saúde do município. Entre os locais estão os centros de saúde do Alto Vera Cruz, do São Geraldo, do Horto, do Taquaril e do Nova Vista, assim como hospitais e unidades de pronto atendimento das diferentes regionais. Os pedidos são de autoria dos vereadores Flávio dos Santos e Catatau da Itatiaia (PSDC), e buscam fiscalizar e avaliar as condições gerais de funcionamento das unidades.

“A nossa intenção é potencializar as ações de cada vereador dentro da comissão”, ressaltou o presidente Bim da Ambulância (PSDB), afirmando que as visitas devem abranger quase todas as unidades de saúde da capital. “Na segunda quinzena de março, vamos realizar reuniões externas para definir as estratégias e os formatos de atuação, incluindo as datas e horários das visitas já aprovadas”, completou o parlamentar.

Cervejarias

Tramitando na Casa em 1º turno, segue para votação em Plenário, com parecer favorável da Comissão de Saúde, o Projeto de Lei 2033/16, que propõe a regulamentação e a criação de políticas de incentivo à produção artesanal de cervejas na capital. De autoria do ex-vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, o texto estabelece critérios para o funcionamento das microcervejarias e sugere a reserva de espaço para comercialização desses produtos em eventos municipais.

Participaram da reunião os vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Catatau da Itatiaia (PSDC), Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), Flávio dos Santos (PTN) e Hélio da Farmácia (PHS).