NOVA LEGISLATURA

Vereadores, prefeito e vice tomam posse em solenidade no Francisco Nunes

Eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse, assumindo formalmente o cargo que exercerão até 31 de dezembro de 2020

domingo, 1 Janeiro, 2017 - 16:00

Bernardo Dias/Câmara de BH

Na tarde desse domingo, dia 1º de janeiro de 2017, foi aberta a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em solenidade realizada no Teatro Francisco Nunes, no centro da capital, tomaram posse os 41 vereadores eleitos para o exercício 2017-2020. Na mesma ocasião, também foram empossados o prefeito eleito Alexandre Kalil (PHS) e o vice Paulo Lamac (Rede). Em seu pronunciamento oficial, o novo chefe do Executivo agradeceu aos eleitores e falou das expectativas para seu mandato, no qual pretende cumprir todos os compromissos assumidos na campanha.

Conduzida pelo presidente em exercício da Casa e vereador reeleito Henrique Braga (PSDB), a solenidade teve início com a escolha dos vereadores Reinaldo Gomes (PMDB) e Doorgal Andrada (PSD) para secretariar os trabalhos da reunião. A utilização da tradicional casa de espetáculos de Belo Horizonte para o evento deveu-se à indisponibilidade do Plenário da Casa Legislativa, que se encontra em reforma. Para compor a comissão de recepção ao prefeito e vice-prefeito eleitos e acompanhá-los a seus lugares, foram escolhidos os vereadores Nely (PMN) e Wagner Messias, o Preto (DEM).

Antes de dar início à solenidade de posse, o presidente convidou a tomar assento à Mesa o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Geraldo Domingos Coelho, os deputados federais Agostinho Patrus, Marcelo Álvaro Antônio e Lincoln Portela, que representaram a Câmara de Deputados, e o defensor público-geral em exercício, Wagner Geraldo Ramalho.

Na sequência, a parlamentar mais bem votada na última eleição, Áurea Carolina (PSOL), fez a leitura do juramento de posse dos vereadores, pelo qual se comprometem a “manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”. Em seguida, os parlamentares eleitos, já diplomados no TRE, foram chamados um a um, em ordem alfabética, para confirmar individualmente o compromisso – “assim o prometo” – e assinar o termo de posse, assumindo formalmente seus mandatos.

“Lealdade, compromisso e diálogo”

Uma vez constituído em sua 18ª Legislatura, o Poder Legislativo Municipal deu posse ao prefeito eleito Alexandre Kalil e ao vice Paulo Lamac, que fizeram a leitura do mesmo juramento e assinaram os respectivos termos de posse. Após o rito protocolar, Kalil realizou seu primeiro pronunciamento oficial como novo prefeito de BH. Em sua fala, o chefe do Executivo agradeceu o apoio da população e ressaltou a intenção de cumprir cada um dos compromissos assumidos na campanha, lutando pela construção de uma cidade mais justa e igual. reafirmando o compromisso de inverter as prioridades em sua gestão, ele comprometeu-se a “abrir mão de gastos desnecessários e governar para quem mais precisa”.

O novo prefeito também parabenizou os eleitores, insatisfeitos com a velha política, pela “resposta contundente nas urnas”, que resultou na taxa de 61% de renovação do Legislativo nas últimas eleições. Salientando a importância de um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara na atenção a “esse povo abandonado e sofrido”, Kalil anunciou a reformulação das políticas da cidade, baseada em “critério, compromisso e diálogo”, e garantiu que os recursos municipais não serão canalizados para ações de menor significância e nem para “trocas de favores”.

Antes de encerrar, o prefeito de BH recomendou “muito juízo” a todos e conclamou “os companheiros da Câmara” e o povo belo-horizontino a instituir um permanente diálogo para a construção de uma cidade melhor para todos, e agradeceu novamente a oportunidade que lhe foi concedida de realizar, “sem medo”, respeitando a lealdade e a palavra dada, as propostas e ações previstas para a nova gestão.