Comissões Parlamentares

Versão para impressãoVersão para impressão

Distribuídos em subgrupos, organizados por eixos temáticos, os vereadores compõem as comissões parlamentares, que se reúnem para debater e analisar projetos de lei e outros temas de interesse coletivo.

As comissões atuam como órgãos consultivos destinados a elaborar estudos e emitir pareceres sobre os projetos e outras proposições em tramitação na Casa. Elas avaliam o mérito de cada proposta e apresentam pareceres indicando por sua aprovação ou rejeição.

É também no âmbito das comissões que acontecem as audiências públicas e visitas técnicas, e são enviados pedidos de informações e consultas ao Poder Executivo (estabelecido na prefeitura), com o objetivo de acompanhar o andamento das políticas municipais.

Comissões parlamentares permanentes

As comissões permanentes são encarregadas de analisar os projetos de lei e outras proposições ou matérias, de acordo com o tema reservado a cada uma delas.A Câmara de BH tem 9 comissões permanentes, divididas por blocos temáticos, sendo oito comissões de mérito e a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ).

À exceção do presidente da Câmara, todos os vereadores (40) atuam como membros titulares em, pelo menos, uma das oito comissões de mérito ou na CLJ, sendo cada uma delas composta por cinco parlamentares titulares e cinco suplentes.  As comissões permanentes se reúnem, ordinariamente, uma vez por semana.

Comissões parlamentares temporárias

O Legislativo conta também com as comissões temporárias, criadas para apreciar determinada matéria ou averiguar um fato específico e eventual, com prazo de duração limitado e variável.

Cada comissão temporária tem uma função específica:

  • a comissão especial é instalada para analisar uma proposta de alteração da Lei Orgânica do Município, para apreciar um veto do prefeito a determinado projeto de lei ou para estudar alguma matéria que não esteja relacionada aos temas das comissões permanentes;
  • a CPI (comissão parlamentar de inquérito) poderá ser constituída para investigar um determinado fato ou acontecimento de relevância para a cidade;
  • a comissão de representação é instalada para representar a Câmara externamente, em determinada missão, reunião ou congresso;
  • a comissão processante auxilia os processos de julgamento do prefeito, do vice-prefeito, de secretário municipal ou de vereador, se estes cometerem determinados tipos de infração.